apresenta

Espetáculos


De segunda a sexta-feira o Festival de Música Raiz de Campo Largo beneficiará centenas de crianças de escolas municipais. Serão realizadas 10 apresentações dos seguintes espetáculos:

TABULEIRO DE RITMOS – a diversidade musical brasileira

Apresentado pelos músicos Ale Age, Luana Godinho e Fábio Mazzon, o Tabuleiro de Ritmos – a diversidade musical brasileira é um concerto musical inspirado no caráter festivo que as manifestações da música tradicional do Brasil apresentam. A proposta leva às crianças, a partir de uma abordagem lúdica, uma síntese das variações musicais presentes em diferentes regiões do país.

Durante o espetáculo as crianças têm a oportunidade de vivenciar situações musicais durante a apresentação, pois o roteiro do concerto contempla a possibilidade de interação com o público, através de sons produzidos com o próprio corpo e refrões de simples assimilação.

 

TOQUE DE CAIXA – o artesanato de instrumentos musicais

“Toque-de-Caixa – O Artesanato de Instrumentos Musicais” é um espetáculo-oficina de construção de instrumentos musicais artesanais. Utilizando materiais alternativos e reciclados são confeccionados tambores, chocalhos, paus-de-chuva, móbiles e reco-recos explorando diferentes sonoridades e trazendo às crianças referências históricas e culturais sobre trabalhos artesanais e sobre a origem dos instrumentos de percussão, sua utilização e sua evolução no decorrer do tempo.

Ao término da oficina é realizada uma vivência musical, na qual as crianças tocam em conjunto os instrumentos produzidos por elas mesmas.

As oficinas tem como ambientação uma exposição temática de instrumentos musicais artesanais de cerâmica, juntamente com outros instrumentos produzidos a partir de materiais naturais como madeira, cabaça, sementes, cascas de frutos, conchas e fibras vegetais.

 

ERA UMA VEZ…

Ao som da viola caipira, o contador de histórias Nilton Machado apresenta um espetáculo com contos tradicionais, causos divertidos e histórias de medinho e medão para crianças.

 

BANDA DE PÍFANOS

A sonoridade única das bandas de pífano, tão presentes no folclore brasileiro, esta presente também no festival. Composta por pífanos e percussão a Banda de Pífanos de Curitiba apresenta músicas tradicionais nordestinas e também uma diversidade de outras situações musicais que exploram a beleza e versatilidade dos instrumentos.

 

 

ZIRIGUIDUM

O grupo Siricutico apresenta o espetáculo Ziriguidum. O espetáculo é composto por canções próprias e canções tradicionais do cancioneiro popular brasileiro, abrigando diversos temas do imaginário infantil e gêneros musicais como valsa, xote, samba, baião, afoxé, ciranda, entre outros. Em meio às brincadeiras, jogos, trava-línguas, estórias, poesias e danças, o show diverte crianças de todas as idades e aproxima a todos de diversas linguagens artísticas.